quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

goodbye my love

2009 chegou ao fim. pelo menos é o que o calendário me diz; que este ano lindo acabou, que é o seu ultimo dia de vida.
é tudo um ciclo interminável, tudo nasce, vive, e morre, assim como aconteceu com o ano 2009 e irá acontecer com todos os anos que se seguem. por isso não fiques triste, meu querido 2009. não foi só contigo que isto aconteceu. o tempo, já passou a perna a muitos outros anos. da-vos 365 dias de vida, por vezes é piedoso e dá-vos 366 dias, mas nunca passa disso, desse tempo. está determinado.
mas vocês tem sorte. sabem quanto tempo vos resta, e podem escolher 365/6 maneiras diferentes para aproveitar cada dia. se duma maneira boa, ou se querem marcar a vida dos humanos de uma maneira horrivel. vocês podem aproveitar tudo de uma maneira que nós não podemos. talvez por que não sabemos para quando está marcado o nosso fim, então são muitas vezes que não aproveitamos o dia de "hoje"; pois pensamos que irá haver sempre um amanhã. mas também seria muito horrivel se alguém nos dissesse que morreríamos daqui a não sei quantos dias, muito assustador. por isso, vocês, os anos, são também um exemplo de coragem. pelo menos nunca vos ouvi queixarem-se de nada. é esse o azar das coisas sem a capacidade de falar, por vezes não compreendemos  o que querem dizer com alguns sinais. não sabemos ler nas entrelinhas.
mas, meu querido 2009, eu não te vou deixar passar por mim, e esquecer-te. vais ter sempre um lugar no meu coração. num dos lugares mais quentinhos, e com ar-condicionado no verão para não teres calor. o meu coração, anda a precisar de umas obras, de ser reconstruído, e prometo que quando elas acabarem, instalo um ar-condicionado só para ti, meu 2009.
ensinaste-me tantas, mas tantas coisas, que é o minimo que posso fazer por ti. ensinaste-me que muitas vezes, o "para sempre" que idealizamos pode não acontecer, porque nada dura para sempre. ensinaste-me a perceber que o mundo não é sempre cor de rosa, e que no meu caminho vou sempre encontrar pedras que me vão fazer tropeçar, e que me vão fazer sentir a pessoa mais triste do mundo. ensinaste-me que o que é nosso, volta sempre se realmente nos pertencer; se isso não acontecer, nunca nos pertenceu. essa foi realmente uma das coisas que mais me fez crescer. mas com todas estas coisas más, ensinaste-me também, que pode não existir "para sempre", mas podemos sempre lutar por "um dia a mais" ou por um "muito muito tempo", que basta querermos, que basta não perdermos a força. ensinaste-me que o mundo não é sempre cor-de-rosa, mas que no meio do escuro há sempre uma luz ao fundo do tunel, ou um arco-iris com cores muto mais bonitas que o cor-de-rosa. ensinaste-me que a vida é feita de chegadas e partidas que nem uma estação de comboios, e que cada partida nos causa sempre um pouco de sofrimento que seja, mas que nunca estamos sozinhos; que por muito que o mundo nos pareça negro e solitário naquele momento, há sempre alguém que nos dá a mão, há sempre um sitio onde podemos ir buscar força para nos levantarmos e seguirmos em frente, para podermos ser ainda mais felizes que aquilo que havíamos sido. ensinaste-me que a vida se move em força de três palavras "força de vontade", e que sem ela não vamos a lado nenhum.
graças a tudo que me ensinaste, eu encontrei a minha força de vontade. abri os olhos, e agora sei o caminho que tenho que seguir. pelo menos por agora. afinal todas as perdas e ganhos, valeram a pena, ao contrário do que pensava.
obrigada por tudo, meu querido 2009, juro que não serás esquecido. mas agora, são horas, de dares as tuas asas a 2010.
bem-vindo, novo ano. (...)

Sem comentários: